Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Costura na decoração

Se tem algo que gosto muito é de costurar... (dããã!!!!) como se isso fosse novidade!! mas falando sério amo costurar, e acho super bacana poder fazer isso para enfeitar o lar, imagine uma casa super aconchegante e derrepente a sua visita diz:
- Que cortina linda! Onde compro?
e você responde: - Eu que fiz.
ou então:
- Que almofada fofa!
- Fui eu quem fiz também.
E por ai vai... mas o que mais gosto é de ouvir meu lindo esposo deitar na cama e dizer:
- Cade o edredom que você fez?
ou melhor:
- Onde está meu travesseiro novo?
Tudo de bom! aquela cama novinha e cheirosinha.
Voltando... eu amo costurar...roupa de cama, não são muitas as aventuras que já  enfrentei, mas eu gosto principalmente porque rende o serviço e tem coisa mais gostosa que um capricho?
Pensando nisso me aventurei em fazer fronhas novas para meu leito.
Me inspirei nessas imagens, fronhas com cercado ou aba como quiser, são um charme né?
créditos para a Fernanda Matta




Fiz um papzinho enquanto fazia minha experiência.

Primeiro de tudo tirei as medidas do travesseiro conforme no livro "O Grande Livro da Costura", tem disponível em Downloads, para quem quiser baixar, nessa ilustração explica certinho na parte "Almofadas de cama".
No meu caso 44cm x 64cm (é o tamanho do travesseiro).
Agora precisamos somar a borda (eu coloquei 7cm, mas pode colocar quanto quiser), então 44+14= 58 de largura / 64+14 =78 de comprimento.




Então cá estamos com as peças necessárias, frente (peça única 78x58 + 1cm em toda a volta para a costura), traseira (duas peças com os mesmos valores da frente, na largura soma + 1cm para o transpasse do botão +1cm para a costura de cada) então fica 78x31 e uma tira de 3cm para borda interna ( não esqueça da sobra paa a costura).



Essa é a tira que precisei. Ela é dispensável se você somar em cada parte das duas peças de trás 3cm.




Costurei a tira nas duas peças de traz.




Vira, bate a ferro e presponta.




Então junta as três peças pelo avesso (tendo o cuidado de sobrepor o transpasse do botão).
Costura rente a borda pela orla toda.




Vira pelo direito e bate a ferro, presponta em toda a borda (opcional).




Marque onde fará a costura com alfinete e costura por toda a orla.




Agora só falta a sistema de abotoamento.
Marque onde colocará botão (pode ser ziper), marque a casa.



Faça a casa e abra com o abridor de casa.




Prenda o botão (pode ser a mão ou na maquina).




E fica assim...



Ahahahaha!
E essa é a minha!!!!!!

Meu maridão gosta de travesseiro de pena de ganço e eu gosto do da Nasa, ai ficou com cara diferente.



Vocês gostaram? quer testar? mão a obra.
Beijão
Cíntia

3 comentários:

  1. Q fofo!!!!ficou ótimo!!!!
    de vez em quando eu me atrevo a fazer umas costurinhas pra casa.
    já fiz minha colcha de cama e fiz cortinas pra casa toda!!!hehehe. Isso me fez lembrar que tenho que terminar uma pra cozinha que tá toda marcadinha, só falta costurar!!!!rs......
    Bjim!!!!

    http://munamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia, suas fronhas ficaram lindas, a única roupa de cama que costurei foram lençois e fronhas para o berço da minha nenên, fico mesmo é na cozinha, rsssss, amo panos de prato e forrinhos.


    Abraços


    Eilane

    ResponderExcluir
  3. Beautiful!
    Thanks for sharing
    Hugs, Myrna

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...