Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como colocar viés nas roupas (dicas)

Olá gente!
Hoje nós vamos de mais dicas, respondendo as pergunta de leitoras do blog.

No primeiro caso a Gi fala de viés para ser usado em acabamento interno como o que fiz no Casaco florido.

"Como sempre suas costuras são um arraso, eu sou fã, flor queria te perguntar sobre o acabamento em viés que vc faz, é melhor fazer o acabamento peça por peça antes de unir ou não?? bjaumm Gi
  
Bom achei interessante usar o próprio casaquinho como exemplo de como eu coloco o viés para acabamento e o mesmo processo pode ser usado para acabamento em overloque.

Uma pequena observação: tem gente que passa a ferro o viés antes de usar (fazendo com que ele estique), eu fiz isso uma vez e quando fui lavar a peça o viés encolheu repuxando a costura então eu não passo mais (por vias dúvida sugiro que faça-se teste com retalho para saber se é apropriado ou não).

 1° é costume começar a costura de casaco ou saia sempre pela costura do centro da costa, e nela não se mexer mais então já podemos fazer o acabamento com viés ou overloque (observe que a costura foi aberta com ferro) obrigando  o acabamento em ambos os lados.


2° passo é fechar as pences (mas vamos pular isso) então o segundo passo aqui vai ser unir frente e costa certo? Feito isso pode-se fazer o acabamento nos ombros (nele não abro as costura, coloco o viés ou overloco frente/costa junto no sentido para frente ou para trás).
3°abre-se as costuras laterais com ferro e faz o acabamento com o viés ou overloque, (atenção! É PARA FICAR IGUAL AO CENTRO DAS COSTAS), cada aba com um viés.
4° a vista é uma peça a parte, então deve-se fazer a colocação do viés ou overloque antes de unir com o corpo.
5° na manga, nós fechamos com a costura normal e depois abre a ferro e colocamos o viés ou overloque.
6°somente depois de colocado a manga na cava que colocamos o viés ou overlocamos junto (manga/cava).
7° e por ultimo a barra que é opcional o uso de viés.
 Observe que basicamente eu faço o acabamento acompanhando a costura, isso não é regra para todas as peças entende?Nós é quem devemos perceber a hora e forma a deixa um acabamento perfeito.

O outro caso também envolve viés, só que viés aplicado com o aparelho, eu não sei o nome da pessoa, era para eu preparar um vídeo mas não conseguir fazer algo digno então acabei enrolando para responder, me desculpe pela demora, mas enfim chegou a hora!!!

Oi Cintia, sou fã do seu blog e sempre venho aqui pra ter algumas dicas. Eu tenho um aparelho exatamente igual ao seu só q até agora não consegui usar, não sei pq ele começa certinho só q depois a costura vai saindo pra fora não sei como fazer...me dá uma luz? rs já usei na galoneira domestica, na reta tentei...e nada. o meu é de 3,5mm O vestido ficou lindo, amei!!!

Bom ela refere-se ao modelo em malha que fiz aqui e usei esse tipo de aparelho para maquina domestica.




1° Dica: Quanto ao fato de ficar saindo do lugar deixando a costura para fora do viés, isso pode ser facilmente solucionado com um guia para costura reta, ele tem imã então é só colocar na base e ir guiando. 



2° Dica: Quando ao processo de como fazer o viés de tecido, como colocar a pecinha na maquina, como costurar, vou deixar esse link aqui para baixar, que é muito bom nas explicações de todo o processo. Eu usei essa explicação em viscolycra e funcionou, apenas em Liganete que não deu certo por ser muito molinha.
Espero ter ajudado.
beijão
Cíntia 


14 comentários:

  1. Obrigada Cíntia querida pelas dicas ótimas que vc nos passou,e por ter tirado minhas dúvidas, vc é uma pessoa iluminada e explica muito bem, obrigada pela dedicação, bjss
    Gi

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Cíntia tudo bem????
    vim retribuir suas visitas, to seguindo seu blog ( desculpa a demoraoacho vpcê super criativa e seus acabamentos perfeitos..... vc é uma fofa... obrigada pelos comentários no blog viu, respondi p vc sobre o tecido do vestido, é tricoline estampado muito fofa a estampa né
    beijão flor tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Wow! Your seam finishes are beautiful! You could wear that jacket inside AND out!

    ResponderExcluir
  4. Eu quase morro pra colocar viés! Quando tá tdo indo bem, de repente um pedacinho sai costurado pra fora e tem que desmanchar um monte! hahaha

    Beijoos

    modacustom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ana Loureiro, nada melhor do que um guia pra isso ficar mais facil.

    ResponderExcluir
  6. Nossa só agora vi este post e agradeço a atenção, ontem fui novamente fazer e aiaiai desisti...
    Vou fazer novamente até dar certo!!!

    Obrigada!!

    Drik@

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. EDINA
    olá cintia tudo bem.
    estou com probleminha em colocar o viés na gola da camisa masculina,como estou comecando a costurar agora não sei se coloca com algum aparelho, não sei me ajude.
    ah, estou aprendendo muito com vc obrigado que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. menina fiquei encantada com seu blog, gosto muito de pessoas que dão dicas e ajudam as pessoas iniciantes, parabéns também trabalho com artesanatos e costurando calcinhas, baby dool, e outros coisinhas, sei de tudo um pouquinho minha vó era costureira e foi passando de geração pra geração, agradeço a Deus por isso.
    felicidades

    Roseane Lopes

    ResponderExcluir
  10. Muito legal onde a gente encontra essas peças pra vender?

    ResponderExcluir
  11. Onde encontro essas peças pra vender vc sabe de algum site?

    ResponderExcluir
  12. Oi Cíntia!!
    Estou fazendo uma regata de cetim, e o acabamento em viés não ficou legal. Como faço para pregar o viés para ficar perfeito? Pode me dar uma dica?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...