Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

Dúvidas sobre máquina de costura.

Depois que postei fotos das maquinas que ganhei, surgiram muitos comentários, e-mail, perguntas de gente que ficou muito em duvida, duvida essa realçada pelo fato de eu ter trancado a minha SINGER FACILITA 36 PONTOS por uma JANOME 2030DC, parece que muitas moçoilas tem uma SINGER FACILITA, e começaram a ficar com duvida quanto sua qualidade.



 Gente eu quero através desse post tentar abrir a cabeça de vocês para o seguinte ponto;
 Existe maquinas que são melhores do que outras?
- Isso é fato, existe! mas isso não quer dizer que você não possa fazer costuras BEM FEITAS, com uma maquina que não é TOP DE LINHA! Entende?

Eu tive 3 maquinas domesticas, e a conclusão que tive foi a seguinte;

Maquina muito antiga - tem gente que se dá muito bem com elas (não foi o meu caso) PRA MIM NÃO ROLA...não me dei bem! mas costurava, passando nervoso...mas costurava.



Maquina do tipo (CARRO GOL) - todo mundo compra porque não é tão caro, podem não ser aquela coisa de EXTRAORDINÁRIO, mas vão funcionar e por sinal muito bem, ainda maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais que... NÓS SERES HUMANOS SOMOS ADAPTÁVEIS, ou seja se você só tem esse tipo de maquina, você vai usar ela e usando ela vai se adaptar a ela, percebendo os seus defeitos e criando opções para que esses defeitos não venham atrapalhar seu desempenho. Um ponto muito importante, CRIATIVIDADE E ESTRATÉGIA, essas serão suas melhores amigas na costura, se aquilo que você vê outra pessoa fazendo, não funciona na sua maquina, crie uma estratégia para ajudar ela a fazer o que você quer que ela faça.



Maquina top de linha - (não é o meu caso gente!) se você for uma pessoa que muitos anos usou uma maquina comum quando for esperiementar uma mais moderna, também vai ter dificuldade, dificuldade essa que pode parecer defeito na maquina, mas é falta de intimidade com ela.





Bom... tá ai uma reflexão para quem tem duvidas sobre maquinas, uma reflexão para conscientização de um uso inteligente.

Fora essa questão nós temos pontos importante a serem observado em uma maquina de costura, pontos esses que vão melhorar ainda mais o desempenho de suas costuras. Listei alguns pontos importante a serem analisados na compra de uma maquina.

- utilização: Analise se precisará de algo razoável ou mais profissional. O uso da máquina será constante ou para fins domésticos não tão intensos?
- qualidade: Vai usar a máquina essencialmente para confeccionar peças de roupa com o máximo de qualidade? então tens que observar mais um pouco os três pontos seguintes;

casas de botão automáticas: De um só sentido: neste ponto algumas máquinas pecam, e muito (algumas máquinas tem que costurar um lado da casa para a direito e o outro em sentido inverso (inversão de marcha) e o que acontece é que um lado da casa nunca fica exactamente igual ao outro, o ponto inverso é sempre mais largo ou mais estreito. O resultado é uma casa de botão imperfeita (esse é um ponto particular tem gente que não é tão exigente). Mas já quem quer uma maior perfeição busque uma maquina que permita fazer casas de botão costurando sempre no mesmo sentido.

CALCADOR ESPECIAL PARA CASAS DE BOTÕES


- braço livre: esta função permite fazer costuras tubulares, como as bainhas das calças e das mangas; a máquina tem uma peça que desencaixa e a base de costura torna-se estreita e permite “encaixar” uma manga ou a perna da calça na máquina, o que facilita muito o trabalho.




- regulação de pressão do pé calcador: esta função é muito útil se tivermos que costurar tecidos muito fino ou muito grosso; basicamente, se tivermos que costurar tecidos finos a pressão deve ser maior e nos tecidos grossos deve ser menor, também é uma otima regulagem para malhas (quanto menor a pressão do calcador melhor para costurar malhas sem esgarça-las).

LOCALIZADO GERALMENTE NA PARTE SUPERIOR DA MAQUINA.

Se observar de forma conciênte vais ver que todas as maquinas são boas, pode não ser boa para um mas será boa para outro e assim vai, desde que tenha cuidado e zelo com ela ficará bons tempos sem ter que levar na assistência tecnica.

Um abraço
Cíntia

57 comentários:

  1. Muito interessante comprei uma Janome 2008 só que hoje entrei no site e me decepicionei só vai chegar dia 22/08 mas até ela chegar vou comprar uns tecidinhos e deixar guardado pois peguei um folheto com um monte de promoções, pano pra treinar tenho bastante meu marido passou numa fabrica e pegou um monte de tecido. Mas haja paciencia pra esperar! bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei muito desse seu post,eu possuo maquinas industriais as quais uso para trabalhar mesmo,mas quero comprar uma maquina portatil especialmente para casinhas de botão,a sua faz casinha de botão perfeita? bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!!!
    Obrigada por ter tirado as minhas duvidas,e principalmente por postar essas duvidas,a questão as maquinas,muito obrigada.
    Agora vou comprar mais uns paninhos para ir treinando cada vez mais,quem sabe um dia eu costuro igual a vc ne rsrsrsrs.
    Beijinhos e fica com Deus.

    Sandra Allima.

    ResponderExcluir
  4. Eu di novo kkkk.
    Cintia eu estava fuçando no seu blog,e logo que terminei fui no seu perfil e vi que vc tbm é da cidade de Sumare,eu sou do jar.Nova Terra e vc?
    Beijinhos...
    Sandra Allima.

    ResponderExcluir
  5. Beka, boa sorte nas suas costuras.

    Sabrina,a Janome faz caseados melhores do que a Singer que eu tinha, mas logicamente que não é igual as casas industriais, mas ficam lindas também.

    Sandra,treine mesmo. Ah! eu na verdade moro em Hortolândia, mas trabalho em Sumaré (no Pq. Das Nações)

    ResponderExcluir
  6. Olá Cintia! Primeiramente quero parabenizá-la pelo blog e agradecer todas as dicas. Eu estou aprendendo a costurar e adorando tudo...sempre quis aprender, mas só agora tive oportunidade, tenho uma máquina singer reta e estou satisfeita com ela, mas não estou contente com minha overloque, ela é doméstica, Buterfly, é verde, vc conhece? Comprei há uns anos mas nunca usei, agora que comecei o curso chamei um técnico para regular, ela ficou jóia, passei umas 2 semanas sem mexer e hj fui costurar e os pontos estão uma droga, ficam frouxos, falhando, não dá pra chamar um técnico toda vez rsrsrs então estou pensando em comprar uma overloque janome...gosto de pontos bonitos, sou muito exigente com costura rs, poderia me dar umas dicas sobre ela...vc já tem uma, me fala por favor um pouco sobre a overloque janome, achei na faixa de 950,00. desde já agradeço muito toda ajuda. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire
      Eu tenho Overloque da JAnome e adoro costurar com ela, quando ela da uma desrregulada no ponto corro no manual.

      Excluir
  7. Olá, Cíntia. Estou aprendendo a costurar agora e não estou muito familiarizada com as máquinas de overlock. Você pode recomendar marca e modelo, de preferência portátil. Obrigada,

    Cláudia Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown
      Eu só posso te dizer daquilo que conheço e a overloque JAnome eu gostei muito, o manual é bem ilustrado e fica facil a manutenção.

      Excluir
  8. OLÁ, Cíntia gostei muito do seu blog e eu gosto de tudo relacionado a costura, embora eu não costuro peças ainda,.eu trabalho de cortadora e faço modelagens, mas meu sonho é costurar de tudo e um dia vou conseguir bjos Cíntia.

    ResponderExcluir
  9. gosto muito de costurar, e de patchwork,gostei do seu blog, muitas dicas e o pulo do gato para diversas situações, muito obrigada por compartilhar, um abraço Edileny Gomes.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Cíntia! Estou adorando seu blog!
    Cíntia, quero aprender a costurar roupas e talvez também patchwork. Mas sou totalmente ignorante no assunto. Existe uma máquina boa que faça costura de roupas e também tenha overlock? Pelo que estou entendendo nas leituras existe máquinas só para overlock, é isso? Vou para os EUA e queria comprar uma máquina boa por lá de até uns 400 dólares. Você teria alguma sugestão para me dar? Obrigada!!! Bjos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Olá Roberta

    Realmente que eu saiba cada maquina tem suas funções, algumas domesticas dizem fazer pontos de overloque,mas não corta como overloque e usa-se linha e não fio como nas overloque, então seria dificil achar uma maquina 2 em 1, mas eu não duvido que exista entende, só não sei se entrará no seu orçamento, mas aproveita essa viajem pra trazer algo bom, que com certeza vai encontrar em um preço MARÁ que nem se compara com os daqui.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela resposta, Cíntia! Estou pensando em trazer essa abaixo da Singer:
    http://www.magazineluiza.com.br/maquina-de-costura-confidence-quilter-singer-7469q/p/2010480/00/ed/mcel/

    O que vc acha? Lá fora tá menos tá a metade do preço! Você acha que esta é boa para fazer roupas? Eu sei que ela é boa para bordados, mas meu foco será roupas, mesmo.
    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Adorei o seu blog. abço

    ResponderExcluir
  15. Comprei uma singer Quantum Stylist 9960 e estou aprendendo a trabalhar com ela. É possível aumentar o tamanho dos desenhos dos pontos decorativos? Não vi menção a isto no manual.
    Obrigada, Wanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo comprar a Singer Quantum Stylist 9960 agora em fevereiro, ela é mesmo a TOP da marca? consigo fazer reformas de roupas com ela? e ajustar alguns jeans/ barras? parece que para quilt e patcwork ela é boa né. Me diga se o valor carissimo dela esta valendo a pena, pois estou quase para comprar, pois não sei qual similar existe no mercado de menor valor. Obrigada desde já

      Excluir
  16. Comprei uma singer Quantum Stylist 9960 e estou aprendendo a trabalhar com ela. É possível aumentar o tamanho dos desenhos dos pontos decorativos? Não vi menção a isto no manual.
    Obrigada, Wanda

    ResponderExcluir
  17. A maquina janome 2008 costura 8 camadas de jeans. Mas tem so 8 pontos pelo que vi em pesquisas.Existe alguma outra máquina no mercado, com preço similar, que tambem costure como a janome 2008,as mesmas 8 camadas de jeans? Pergunto, porque vi que as singer domesticas tem muitos pontos mas não sei se costuram jeans como a janome 2008. A intenção é comprar a maquina pra minha irmâ que trabalha com artesanato. Fazer sacolas, roupa de cães, edredons, mantas etc ... peço dica por favor. Por ora obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a mesma qualidade pode até ser mas que coture 8 camadas eu só conheço a Janome

      Excluir
  18. Olá adoro costurar, mas estou precisando de uma overlock, gostaria de saber se existe uma máquina que seja 2 em 1, ou seja costura reta e overlocj juntas, seria mais prática, já ouvi falar, mas procurei na internet e não achei. Aguardo... beijos Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem marcas que incluem nas maquinas alguns pontos que imitam overloque, porém só imitam.

      Excluir
  19. nossa eu estou adorando esse blog,tem tudo o que quiser sobre costura muito bom,parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma singer industrial e ñ consigo regular ,na costura de baixo da boboina a costura sai perfeita ,maas a costura de cima sai reta ,como fazer para o ponto da agulha ficar igual a costura que sai da bobina.
    Tô ficando com dor de cabeça
    Me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  21. Pretendo comprar a SINGER QUANTUM STYLIST 9960 mas tenho uma dúvida, no site ela é classificada como não se costura jeans, mas na minha ignorância tipo assim nenhuma reforma de jeans, barras e ajustes de jeans eu posso fazer. Alguem poderia me ajudar!! pois PROCURO por uma máquina que eu possa fazer pequenas ajustes de roupas minhas mesmo(jeans) e ao mesmo tempo eu possa inciar aprender entrar na area de patcwork, kilt e artesanatos, pois o preço da SINGER QUANTUM STYLIST 9960 é de R$2300, será que tenho que comprar duas máquinas, uma para fazer minhas reformas e ajustes no meus jeans e outra para começar a aprender patc e quilt??
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!

    ResponderExcluir
  22. Quando diz que a máquina não costura JEANS, significa em grande escala?? ou pequenos ajustes, pences, fazer a barra da calça, pode??
    1 MÊS googlando para não correr o risco de comprar a máquina errada. Preciso de uma máquina que me permita fazer ajustes de vestidos, apertar calças jeans e barras. Porém que eu posso entrar no curso de patcwork e quilt tb.
    # INICIANTE #MUITADUVIDA #

    ResponderExcluir
  23. ola preciso de ajuda, comprei uma galoneira,travetti, reta,overlok, para fazer lingerie, não consigo acertar os aparelhos, existe algum profissional que vc possa me indicar para me dar esta ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Caí aqui por acaso e amei! Amo costurar e tb sou aprendiz. Preciso saber sobre como aplicar lantejoulas na roupa e como costurar esses tecidos, fui tentar e minha agulha foi quebrando kkkk é isso dá uma dica.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber se a Janome 2008 possui algum calcador para fazer overlock. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Olá para todas.
    Em 1996 comprei a facilita, só que comecei a ter problemas com ela, quando colocava o tecido em cima ficava perfeito só que embaixo ficava aquele chumaço de linha, reclamei pra Sínger só que me mandaram uma costureira, depois disso o problema continuou até que veio o técnico, me disseram que a máquina nada tinha dai a levei num técnico aqui perto de casa, a bobina estava com defeito de fábrica, conclusão dei a maquina de graça; hoje vou comprar uma máquina, num vai ser essa marca não!

    ResponderExcluir
  27. Oiii sou marinheira de Primeira viajem...eu quero comprar uma Maquina,qual vc Me indica por favor rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Oiiiii,
    comecei a costurar faz pouco tempo, e estou tendo algumas dificuldades, como por exemplo, logo apos que termino minha costura, em maquina, os pontos ficam frouxos quando eu estico o tecido, ou os pontos fico muitos apertados e ai quando eu coloco a peça pronta , os pontos quebram, acho que eh na tensao do fio, mas será que alguem poderia me ajudar??

    ResponderExcluir
  29. Oii, logo quando termino de fazer uma barrinha, ou a lateral, e puxo o tecido os pontos ficam frouxos ou eles quebram, alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Olá , achei bem interessante seu blog , sou nova nessa arte da costura , estou aprendendo , se vc puder postar mais pra iniciantes como eu, ...rsr , mais dicas , agradeço . Sempre é bom dicas ter dicas de domina a arte ....
    Até mais.........

    ResponderExcluir
  31. Oi eu tinha maquina da singer, quebrou uma peça e chamei um tecnico, ele veio trocou a peça só que largou minha maquina toda desmontada, meu filho me presenteou com a Janome 2.008, achei otima só que ela não esta arrematando a costura, os pontos estão muito miudos coloco no frazir e continua não muda, eu sei lidar com ela, só que estou com esses problemas.
    Alguém pode me ajudar ??? grata

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Estou começando a costurar tenho muitas ideias estou querendo comercializar minhas ideias as amigas gostam muito deizem q sou criativa oque vc me indica p começar???

    ResponderExcluir
  33. Oi Cíntia!! Estou na dúvida em relação a uma máquina overloque. Já possuo aquela verdinha "chinesinha", mas é estressante ter que passar a linha toda hora... Você indica alguma? Bjo

    http://meusprojetosdecostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela a minha é janome e no começo ela não rebentava os fios não, ai eu comprei uma marca mais barata de fio e agora fica rebentando, mas acredito que seje apenas pela qualidade inferior do fio, do mais eu achei uma excelente máquina, pouco barrulhenta, é uma belezura e dá pra overlocar com linha também.

      Excluir
  34. Olá, adorei as dicas estava em duvida entre uma singer facilita 4423 e uma janome 2008, vi muitos comentários negativos sobre a singer, então vou optar pela janome, já tenho uma overloque industrial e a reta ia ser só pra acabamentos e bainhas (não quero uma colarete agora) você sabe se a janome faz esses acabamentos em malha??

    ResponderExcluir
  35. BOA NOITE CINTIA COMPREI A JANONE 2008 E TAMBÉM TODOS AQUELES CALÇADORES QUE SERVEM NELA INCLUSIVE O CALÇADOR TIPO OVERLOCK COLOQUEI O CALÇADOR E QUEBROU A AGULHA , NÃO SEI QUAL TIPO DE PONTO , QUE USA E AS REGULAGEM DOS BOTOES POR FAVOR ME DE DICAS OBRIGADO

    ResponderExcluir
  36. Oi Cíntia,
    Obrigado por nos receber tão bem!
    Estou me iniciando na costura e pelo que estou vendo a máquina Janone 2008 é bem conceituada.
    O que você acha dela? Ela atende aos requisitos que você mesmo aponta como fazer a casa de um só sentido, braço livre e regulação de pressão do pé calcador?
    Se não, qual você me recomendaria?
    Obrigado mais uma vez.
    Abraços.
    Geraldo

    ResponderExcluir
  37. Oi Cíntia,
    Obrigado por nos receber tão bem!
    Estou me iniciando na costura e pelo que estou vendo a máquina Janone 2008 é bem conceituada.
    O que você acha dela? Ela atende aos requisitos que você mesmo aponta como fazer a casa de um só sentido, braço livre e regulação de pressão do pé calcador?
    Se não, qual você me recomendaria?
    Obrigado mais uma vez.
    Abraços.
    Geraldo

    ResponderExcluir
  38. Olá Geraldo! Tenho feito trabalhos que ao meu ver são excelentes com a minha Janome, mas ela não é a 2008 é a 2030DC. Mas conheços pessoas que possuem a 2008 e gostam! Se preferir vá a uma loja e leve alguns retalhos de tecidos que pretendes costurar e teste as maquinas, não apenas da Janome, mas Brother e outras, foi assim que comprei a minha, ficando quase 4 horas na loja a testar. Abç

    ResponderExcluir
  39. Oi Cíntia,
    Dei uma olhada na Janone 2030DC ela é muito mais completa, rsrs.
    Vou seguir sua dica e fazer testes,
    Obrigado pela atenção e sucesso!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Olá Cintia por favor me dê uma dica, quero começar a costurar, consertar roupas dos meus filhos pequenos e fazer pijaminhas, que máquina devo comprar?Carla Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Oi Cintia ! Descobri seu blog agora e estou amando !
    Ganhei uma Janome 2008 do meu marido e já fiz várias coisas como estojinhos pros filhos, necessaire, saias e vestidos de malha... Realmente a máquina é ótima pra iniciantes como eu, super indico!
    Agora só falta a overloque pra melhorar os acabamentos das roupas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela! Que venha muitas costuras e boa sorte!

      Excluir
  42. ola me tire uma duvida , consigo costura com a linha usada no overloque em maquina de costura caseira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dethe! Geralmente usa-se na bobina quando se quer uma costura flexível em malhas por exemplo.

      Excluir
  43. ola me tire uma duvida , consigo costura com a linha usada no overloque em maquina de costura caseira ?

    ResponderExcluir
  44. Oi, gostaria de saber por que minha máquina está costurando reto em cima e certinho em baixo. está com alguma coisa invertida!!! Minha máquina é uma simples, doméstica. Grata! : \

    ResponderExcluir
  45. Em 1991 eu usava uma máquina como aquela primeira que você chama de máquina muito antiga; de fato, minha mãe a comprou em 1979. Eu fazia um porta munições acoplável à coronha de espingardas calibre 12, era uma coisa bruta, costurava através de três camadas de cinto de segurança de carro e duas camadas de lona de decoração. A máquina suportava, eu passava pontos em zigue-zague e ainda repassava com pontos duplos (acho que é esse o nome, era umponto que puxa dois e devolve um). Eu perdi algumas agulhas mesmo, sobretudo as velhas com alguma corrosão. Agora quero costurar novamente. Essa sua Janome 2030DC, imagino eu, deve ser mais potente que a singer biônica da minha mãe; mes devo perguntar: ela costura tecidos grossos? Daria para fazer uma jardineira jeans com um brim muito grosso? Costurar quatro camadas ou mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gunther, segundo o fabricante Janome, todas as suas maquinas (qualquer modelo) costuram até 8 camadas de tecido, então acredito que dê sim para costurar o seu Brim, porém eu nunca testei, recomendo que se possível antes de comprar, vá a uma loja e leve algumas amostras de brim e faça o teste você mesma antes de comprar.

      Excluir
  46. Oii, achei seu blog pesquisando pelo google, tem dicas bem legais pra quem ta começando na costura! Parabens <3
    Vc pode me tirar uma duvida? O seu overlock da Janome costura tecidos grossos, tipo jeans? Estou pensando em comprar uma mas não sei se vale a pena comprar uma domestica ou uma industrial mesmo!
    bjos!

    ResponderExcluir
  47. Cíntia você conhece a overloque Brother 3034D, ela é mais leve que a janome e tem braço livre. Sabe me dizer se é boa?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...